Grupo de Estudos da Região Sudoeste



Edição de 30 de outubro de 2008
Parte 3 - Número 9
Elaborado por Noriko Goto (Professora Sênior Voluntária)
26 de outubro de 2008 (domingo) 9:30 às 16:00
Local: Pilar do Sul
Programa Este ano, com tantas histórias e discursos baseados nos 100 anos da Imigração, foi uma apresentação em que deu para entender bem como os alunos das escola de língua japonesa estão vivenciando essa comemoração. As redações escritas, em agosto, no Concurso de Redação, sobre temas familiares e recitadas com as próprias palavras, soaram naturais e foram discursos divertidos.
E, a entonação peculiar da língua brasileira, que eu tinha reparado ano passado, ficou menos evidente e um jeito de falar mais japonês (sem altos e baixos). É um detalhe simples mas que sinto ser um grande avanço da educação da língua japonesa dessa região.
O amor pela família e animais de estimação foi expressado com muita inocência e humor e pude ouvir muitas risadas da platéia.
Abertura:
Cumprimento
Apresentação dos convidados
Cumprimento dos apresentadores
Manhã: Apresentação de Oratória e Discursos
(6 escolas participantes, 37 alunos)
Tarde: Apresentação artística das escolas
Yosakoi soran
Coral, teatro, jogos, etc
(8 escolas participantes)
Encerramento
Exposição: Desenhos, caligrafia, trabalhos manuais
*As apresentações artísticas de depois do almoço foram grandes obras e uma parte muito divertida. A imigração japonesa, em todos os lugares, enfrentou muitas dificuldades, mas representada de maneiras fáceis de entender como música, dança, teatro e leitura, mostrou a intenção de cativar o público mais idoso. Foi um dia muito significativo.
* 8 de novembro (sábado)
* Dia de esportes ao ar livre
* Campo da Escola de Língua Japonesa de Pilar do Sul